quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Projeto: Trabalhando Matemática de Forma Lúdica


Projeto Aprendendo Matemática de Forma Lúdica

JUSTIFICATIVA:

         Em uma sociedade caracterizada pelo conhecimento e pela comunicação, como a atual, é preciso que os estudantes comecem a comunicar ideias, procedimentos e atitudes matemáticas, em situações de sua vivência e de novas, usando, para isso, resolução de problemas, probabilidade, raciocínio combinatório, estimativas, cálculos mentais, articulados entre si e conectados com outras áreas de conhecimento.

OBJETIVOS:

ü  Trabalhar a formação de conceitos;
 desenvolver habilidades para a construção de significados;

ü  Estimular a curiosidade e a investigação, por meio de diferentes modos de representação, tais como linguagem verbal, gráficos e tabelas;

ü   Promover a compreensão das quatro operações destacar as formas geométricas e suas características em elementos geométricos e em objetos criados pelo homem.

DESENVOLVIMENTO:
ü  Jogo do Bingo;
ü  Jogo da Forca;
ü  Jogo da Bomba;

METODOLOGIA:

        A construção dos significados das operações demanda tempo e ocorre pela descoberta de diferentes procedimentos de solução de situações-problema que são apresentadas aos alunos. As crianças constroem algumas estratégias próprias usadas na solução de impasses e problemas que surgem no seu cotidiano. Isso acontece com a percepção e erro. Desta forma, por intermédio da reflexão sobre o erro, sobre o que não deu certo, e na tentativa de novas hipóteses para o acerto, para resolver o problema, o conhecimento é construído. Sabe-se que geralmente a mente infantil desenvolve primeiramente as estruturas aditivas.



Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender."
(MARION WELCHMANN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário