Projeto Aprendendo
Matemática de Forma Lúdica
JUSTIFICATIVA:
Em uma sociedade caracterizada pelo
conhecimento e pela comunicação, como a atual, é preciso que os estudantes
comecem a comunicar ideias, procedimentos e atitudes matemáticas, em situações
de sua vivência e de novas, usando, para isso, resolução de problemas,
probabilidade, raciocínio combinatório, estimativas, cálculos mentais, articulados
entre si e conectados com outras áreas de conhecimento.
OBJETIVOS:
ü
Trabalhar a formação
de conceitos;
desenvolver habilidades para a construção de significados;
desenvolver habilidades para a construção de significados;
ü
Estimular a
curiosidade e a investigação, por meio de diferentes modos de representação,
tais como linguagem verbal, gráficos e tabelas;
ü
Promover a compreensão das quatro operações destacar
as formas geométricas e suas características em elementos geométricos e em
objetos criados pelo homem.
DESENVOLVIMENTO:
ü Jogo do Bingo;
ü Jogo da Forca;
ü Jogo da Bomba;
METODOLOGIA:
A construção dos significados das
operações demanda tempo e ocorre pela descoberta de diferentes procedimentos de
solução de situações-problema que são apresentadas aos alunos. As crianças
constroem algumas estratégias próprias usadas na solução de impasses e
problemas que surgem no seu cotidiano. Isso acontece com a percepção e erro.
Desta forma, por intermédio da reflexão sobre o erro, sobre o que não deu
certo, e na tentativa de novas hipóteses para o acerto, para resolver o
problema, o conhecimento é construído. Sabe-se que geralmente a mente infantil
desenvolve primeiramente as estruturas aditivas.
“Se uma
criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da
maneira que ela pode aprender."
(MARION WELCHMANN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário