quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Projeto Tecnologia e Educação


Tema: Tecnologia e educação

Justificativa:
        As tecnologias dão possibilidades para que o professor planeje suas aulas e potencialize a aprendizagem do educando, transformando a informação em conhecimento, aliando ferramentas que sirvam de estímulo que aplicadas a uma metodologia de ensino farão da relação ensino-aprendizagem um processo de trocas. Um obstáculo encontrado é os professores manterem-se atualizados e trazerem para o convívio escolar de forma adaptada às novas tecnologias.
         Não se pode ignorar essa realidade, este poder representa não somente para os alunos, mas para seus autores, o desenvolvimento de habilidades e competências que devem ser consideradas no processo criativo e que, podem de certa forma, contribuir para o diálogo com outros componentes curriculares e, consequentemente, formação de uma nova cultura.

Objetivo Geral:
       Reconhecer a importância de se utilizar as tecnologias disponíveis no ambiente escolar; Identificando as ferramentas tecnológicas disponíveis como aliados na busca do aprendizado do educando. Buscando estratégias de como inserir o profissional da educação dentro do processo tecnológico e agente transformador de uma sociedade, visando criar uma cultura voltada para o uso desses recursos na potencialização da aprendizagem dos alunos na escola.
Conceitos a serem trabalhados:
 
Tecnologias da informação e Comunicação;
Imagens;
Videoarte.

Metodologia:
 
Um primeiro diálogo entre alunos  e professores para discussão das atividades a serem desenvolvidas na aula;
O professor realizará um bate-papo com os estudantes sobre a importância do uso das tecnologias da informação e comunicação, relacionando os recursos disponibilizados na escola. Para isso passará um pequeno vídeo que discute essa temática;
Apresentação de um vídeo produzido na própria escola.

Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizadas:
 
Laboratório de informática;
Computadores;
Máquina fotográfica;
Data-show;
Pendrive;
Vídeos.








...”a escola, paralisada desde a revolução industrial, não estimula seus interlocutores a se utilizarem de forma dinâmica, crítica e criativa os conhecimentos por ela transmitidos... Um novo modelo de produção requer trabalhadores mais flexíveis, que assumam responsabilidades não só na qualidade das tarefas que executam como no próprio desenvolvimento e melhor do processo produtivo. Este modelo tem provocado uma demanda radical na escola. A revolução técnico-científica deste fim de século desloca o lócus do poder do capital financeiro para a informação; esta passa a ser o capital mais importante, conhecer para ter poder”.
                                                         RIPPER (apud OLIVEIRA, 1999, página 58):


Um comentário:

  1. Esse projeto foi desenvolvido no Centro de Educação Infantil Professora Mª Zenaide, um projeto que foi bem trabalhado durante o 2º semestre desse ano, onde no durante o recreio ao invés dos alunos com idade entre 4 e 5 anos estarem correndo foi desenvolvido uma forma de atrai-los durante o recreio a estarem assistindo um DVD, brincando com as tias com brincadeiras diversas como: pula corda, brincadeira de roda... e muito mais!

    ResponderExcluir