Tema: Tecnologia e educação
Justificativa:
As tecnologias dão possibilidades para que o
professor planeje suas aulas e potencialize a aprendizagem do educando,
transformando a informação em conhecimento, aliando ferramentas que sirvam de
estímulo que aplicadas a uma metodologia de ensino farão da relação
ensino-aprendizagem um processo de trocas. Um
obstáculo encontrado é os professores manterem-se atualizados e trazerem para o
convívio escolar de forma adaptada às novas tecnologias.
Não se pode ignorar essa realidade, este poder representa
não somente para os alunos, mas para seus autores, o desenvolvimento de
habilidades e competências que devem ser consideradas no processo criativo e
que, podem de certa forma, contribuir para o diálogo com outros componentes
curriculares e, consequentemente, formação de uma nova cultura.
Objetivo
Geral:
Reconhecer a importância de se utilizar as tecnologias disponíveis no
ambiente escolar; Identificando as ferramentas tecnológicas disponíveis como
aliados na busca do aprendizado do educando. Buscando estratégias de como
inserir o profissional da educação dentro do processo tecnológico e agente
transformador de uma sociedade, visando criar uma cultura voltada para o uso
desses recursos na potencialização da aprendizagem dos alunos na escola.
Conceitos a serem trabalhados:
Tecnologias
da informação e Comunicação;
Imagens;
Videoarte.
Metodologia:
Um primeiro diálogo entre
alunos e professores para discussão das atividades a serem
desenvolvidas na aula;
O
professor realizará um bate-papo com os estudantes sobre a importância do uso
das tecnologias da informação e comunicação, relacionando os recursos
disponibilizados na escola. Para isso passará um pequeno vídeo que discute essa
temática;
Apresentação
de um vídeo produzido na própria escola.
Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizadas:
Laboratório
de informática;
Computadores;
Máquina
fotográfica;
Data-show;
Pendrive;
Vídeos.
...”a escola, paralisada desde a revolução industrial, não
estimula seus interlocutores a se utilizarem de forma dinâmica, crítica e
criativa os conhecimentos por ela transmitidos... Um novo modelo de produção
requer trabalhadores mais flexíveis, que assumam responsabilidades não só na
qualidade das tarefas que executam como no próprio desenvolvimento e melhor do
processo produtivo. Este modelo tem provocado uma demanda radical na escola. A
revolução técnico-científica deste fim de século desloca o lócus do poder do
capital financeiro para a informação; esta passa a ser o capital mais importante,
conhecer para ter poder”.
RIPPER (apud OLIVEIRA, 1999, página 58):



Esse projeto foi desenvolvido no Centro de Educação Infantil Professora Mª Zenaide, um projeto que foi bem trabalhado durante o 2º semestre desse ano, onde no durante o recreio ao invés dos alunos com idade entre 4 e 5 anos estarem correndo foi desenvolvido uma forma de atrai-los durante o recreio a estarem assistindo um DVD, brincando com as tias com brincadeiras diversas como: pula corda, brincadeira de roda... e muito mais!
ResponderExcluir